Direto Da Redação: | 30/03/2023 às 07:55


   Marquinho Dentista retorna ao Legislativo duquecaxiense, após oito meses como secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda

   A sessão plenária de 28/03 marcou o retorno do vereador Marquinho Dentista (União Brasil) à Câmara de Duque de Caxias. Durante oito meses, ele esteve à frente da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda.

   Com o ex-vereador Arthur Monteiro (Podemos) eleito deputado estadual, o primeiro suplente Beto Gabriel assumiu a vaga, deixando-a em seguida para retornar à chefia da pasta de Segurança Pública. Assim, Marquinho Dentista foi convocado e, na tribuna, fez um breve balanço das suas atividades no Executivo.

   “Iniciei várias ações como a municipalização do Sine, junto à Secretaria de Trabalho do Estado e facilitamos a implantação de projetos como o Balcão de Empregos, com capacitação profissional através de cursos”, disse ele, destacando ainda ações junto ao INSS para a implantação de postos nos 2º, 3º e 4º distritos, a disponibilização de cursos EAD e a parceria do ex-prefeito Washington Reis, do prefeito Wilson Miguel e dos deputados estadual e federal, Rosenverg e Gutemberg Reis, respectivamente.

   Os vereadores do SD, Alex Freitas, Marcus Vinícius Boquinha e Vitinho, Catiti (Avante), Clovinho Sempre Junto (Patriota) e o presidente Celso do Alba (MDB) parabenizaram Marquinho Dentista pelo retorno à cadeira legislativa.

Autismo

   O mês de abril está se aproximando e, com ele, a campanha Abril Azul de conscientização sobre o autismo. O vereador Michel Vila Nova (PSDB) destacou algumas leis como a de nº 12.764/12 (Lei Berenice Piana) e a de nº 13.977/20 (Lei Romeu Mion) que visam garantir os direitos e deveres das pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e alertou o poder público municipal.

“Minha fala é para que o governo municipal realize uma campanha com o objetivo de levar mais transparência a todos os cidadãos, em especial, às famílias dos autistas”, explicou o vereador Michel Vila Nova.

Obras

   Em sua manifestação na tribuna, o vereador Junior Uios (União Brasil) fez questão de ressaltar obras importantes que estão acontecendo no município, como: o asfalto no bairro Laguna e Dourados; a limpeza das galerias; a reforma Ciep 031/ Lírio do Campo; a construção da ponte entre os bairros Laguna e Dourados e Parque Vila Nova, a reforma da UPA do Parque Lafaiete e a canalização do canal Caboclo.

   “Tenho orgulho de fazer parte deste governo transformador, de obras, muito trabalho e resultados na vida das pessoas”, enfatizou o vereador, agradecendo o empenho e o apoio do ex-prefeito Washington Reis, do prefeito Wilson Miguel, do governador Cláudio Castro, e dos deputados estadual e federal, respectivamente, Rosenverg e Gutemberg Reis.

   O presidente Celso do Alba comentou: “esta Casa Legislativa deu governabilidade para o ex-prefeito Washigton Reis e, hoje, continua com o prefeito Wilson Miguel”, disse ele, apontando para ações relevantes como a garantia de uma saúde de referência, o Hospital do Coração, o Hospital do Olho, a Fundec e outras tantas que saíram do papel. “Estamos juntos neste processo de transformação porque Deus no controle”.

Projetos aprovados

   Os vereadores aprovaram, por unanimidade, na sessão plenária de 28/03, a Mensagem nº 03/2023, do Executivo, que encaminhou o Projeto de Lei nº 03/2023, autorizando o recebimento de bem imóvel pelo município; o PL nº 167/2023, dos vereadores Alex Freitas e Moisés Neguinho (PMB), prevendo adoção de medidas a fim de ampliar e modernizar as formas de recebimento de tributos no município; além de projetos de Decretos Legislativos concedendo medalhas e comendas a quem, por meio de seus serviços, contribuem para o desenvolvimento de Duque de Caxias.

   As mensagens foram colocadas em segundo turno de discussão e votação a pedido do vereador Claudio Thomaz (União Brasil), que secretariava os trabalhos da Mesa Diretora, e foram novamente aprovadas por unanimidade.

Indicações

   Também serão encaminhadas ao Executivo, as indicações dos vereadores solicitando serviços, como: implementação de prontuário eletrônico nos Postos de Saúde da Família (PSF’s), retirada de lixo e entulho, intervenção junto ao SAMU para disponibilização de motolância para deslocamento mais ágil de enfermeiro e técnico de enfermagem até o local do acidente, troca de manilhas, realização de concurso público para fonoaudiólogo, instalação de ar-condicionado em escola, recapeamento e pavimentação asfáltica, canalização de canal, saneamento básico, e veículo vacool para desobstrução de galerias.

Deixe seu Comentário